quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

América Latina Para os Latinos

Os principais líderes da América Latina e do Caribe reuniram-se na Costa do Sauípe - Bahia de Todos os Santos... Essa cúpula de neopopulistas, esquerdistas descorados, futuros novos ricos, descolonizados... Fizeram história em tratos e tratados, escritos por milhões de mãos latinas.
Acordado esta! Nós, na busca de compreendermos os movimentos perpétuos da história iremos ser atores e espectadores desta cúpula com tons anti-estadunidenses calcadas em um longo processo de espoliação sobre o mundo.
Ressalto dois pontos fundamentais, a intenção de criar uma organização própria de decisões conjuntas sem a participação dos EUA e a inclusão de Cuba no Grupo do Rio - os líderes de 18 países latino-americanos que formam o Grupo do Rio.
A criação de uma nova OEA - Organização dos Estados Americanos sem os EUA é atitude, os pontos de vistas serão dois, os contra e os a favor cada qual com sua razão, dada as devidas proporções e conhecimentos da história mundial. Importante é posicionar-se embasado em argumentos se possível sem paixões ou revanchismo, ser flexível para um posicionamento contemporâneo.
Quanto ao aceite de Cuba no Grupo do Rio é uma vitória da Democracia. Há 46 o embargo político e sumamente político, resquício de uma Guerra Política separou, estigmatizou, doutrinou, quase toda a última metade do século XX. Particularmente a América Latina - com exceçao de Cuba - transformou-se num quintal estadunidense.
Vivemos no limear de um novo período histórico, basta acompanharmos as notícias, refletir e vai uma dica, discutir os grandes temas que podem e irão mudar nossa vida.

Edson Roberto - O Bode

Por mais que você não queira, isso esta acontecendo!

Um comentário:

Lais Camargo disse...

Discutiremos aqui e por aí então! Para brindar ao que um dia chamaram de liberdade de expressão...
Em pensar que hoje temos de lutar pelo direito de pensar...
A política dominadora adotada pelos EUA é, como todas as instituições e organizações, uma forma comodista. Umas fórmula impositora de apenas uma opinião: a mais conveniente para o período histórico e momento econômico vigentes.
Há de se recriar a liberdade e abolir a imposição...Quem somos nós para organizar ou direcionar atitudes e pensamentos alheios se há enorme dificuldade em fazer isso com nossos próprios atos??!!

sopros luminosos...para a humanidade, que aos poucos se lança ao abismo...
=***